RELIGIÃO EVANGÉLICA

Texto: Renato Luiz Duarte Moraes


O PROTESTANTISMO

O cristianismo é uma religião que abarca diversas linhas e divisões (catolicismo romano, igrejas orientais ou ortodoxas e protestantismo), sendo que este último, o protestantismo, é a manifestação cristã mais recente, resultado de um grande movimento ocorrido na Europa, denominado Reforma Protestante, iniciada em 1517, com as 95 Teses de Martinho Lutero, na Alemnaha, e com enormes contribuições do francês, radicado na Suíça, João Calvino e pelo suíço Ulrico Zuínglio. 

Martinho Lutero fundou a Igreja Luterana enquanto que Calvino e Zuínglio deixaram como legado o Calvinismo, também chamado Igrejas Reformadas. 

A Reforma Protestante foi norteada por princípios fundamentais que receberam o nome em latim de Cinco Solas:
Sola fide = somente a fé
Sola scriptura = somente a escritura
Solus Christus = somente Cristo
Sola gratia = somente a graça
Soli Deo glória = glória somente a Deus


Protestantismo Histórico x Movimento Pentecostal 

São chamados de históricos as denominações religiosas da primeira geração da Reforma Protestante. Estão dentro dela os Luteranos, os Calvinistas, os Anglicanos e os Anabatistas, estas manifestações são todas originárias da Europa. Mais tardiamente, como uma segunda geração, surgiram outras denominações fruto do processo contínuo da Reforma, que abarcam os Calvinistas Puritanos ou Radicais (Presbiterianos e Congregacionalistas), os Metodistas, os Batistas, e os Adventistas. Com exceção dos Adventistas que são oriundos dos EUA, os demais surgiram também na Europa. 

O Movimento Pentecostal apareceu nos EUA, ao longo do século XIX, vindo a se firmar e se expandir no início do século XX, se caracterizou por ser uma manifestação de revivamento dentro das igrejas batistas e metodistas, que rapidamente se espalhou pelo EUA, pela Europa e também América do Sul, especialmente Brasil e Chile. 


Por que são chamados Protestantes?

Para melhor compreensão apresentamos o que expõe Valdinei Aparecido Ferreira em sua tese de doutorado: 

A Dieta de Spira, sobre a Reforma iniciada por Lutero em 1517, decidira em 1526 que cada Estado poderia empreender as reformas que julgasse necessária. O termo protestante surge a partir dasegunda Dieta de Spira reunida em 1529 que, contando com a maioria de Estados católicos, tratou de proibir a extensão da Reforma aos Estados que ainda não a tivessem aceitado. Foi contra essa decisão que 5 príncipes e 14 cidades livres se levantaram e fizeram o registro de seu ‘protesto’. Desde então, o termo protestantes foi estendido a todos os adeptos da Reforma. (Ferreira, 2008, p.68).


O PROTESTANTISMO NO BRASIL


Protestantismo Histórico

O Protestantismo Histórico chegou ao Brasil na primeira metade do Século XIX, em dois tipos diferentes: um denominado protestantismo de imigração e o outro protestantismo de conversão. 

Os protestantes de imigração receberam esse nome por se tratarem de pessoas estrangeiras que professavam a religião Aglicana, Metodista ou Luterana, que deixaram seu país natal, mas quiseram de alguma forma manter seu patrimônio cultural preservado (lingua, costume, tradição, religião etc.). Por isso, as celebrações (fala, canto e pregação) eram na língua materna (Alemão ou Inglês) e fechada para brasileiros, pois a conversão de novos fiéis não fazia parte do intento religioso desses imigrantes. 

Os anglicanos e metodistas chegaram ao Brasil, mais especificamente ao interior de São Paulo, vindos dos Estados Unidos, lá pelos idos de 1810, e os luteranos vieram das regiões de língua alemã (Atual Alemanha) e se estabeleceram em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, houve várias levas entre 1824 e 1864. 

Os protestantes de conversão foram assim nomeados justamente pelo fato de terem vindo ao Brasil em missões de evangelização, de conversão de brasileiros para suas igrejas. Iniciou-se em meados do século XIX, seus pioneiros foram os metodistas vindos dos EUA por volta de 1835, seguidos pelas sociedades bíblicas estrangeiras, que doavam bíblias para a população, seus esforços resultaram na criação de uma Igreja Congregacional no Rio de Janeiro (1858). As principais missões do período foram: a primeira missão presbiteriana (1859), a missão presbiteriana do Sul dos Estados Unidos (1868), a missão metodista episcopal (1870), a primeira missão batista (1881), a missão episcopal (1889) e a missão congregacional Help for Brazil (1893).

O fruto dessas missões foi a rápida instalação no Brasil de todas as denominações clássicas do protestantismo ainda no século XIX: luteranos; anglicanos, ou episcopais; metodistas; presbiterianos;  congregacionalistas, e batistas.


Movimento Pentecostal

No Brasil o Movimento Pentecostal se desenvolveu tanto ao longo dos século XX, que por volta dos 50/60, começou a surgir diferentes e múltiplas denominações e correntes teológicas, hoje esses grupos são conhecidos como Pentecostais Clássicos e Neopentecostais.

Nos primórdios do século XX as igrejas pentecostais começaram a se instalar no Brasil, primeiro no Paraná e em São Paulo, depois país afora. Em 1910 surgiu primeira igreja pentacostal, a Congregação Cristã do Brasil. Já em 1911, em Belém – PA, foi fundada por missionários suecos a igreja Assembleia de Deus. Na década de 50 do século passado o pentecostalismo cresceu enormentemente no Brasil, até essa época não havia a nomenclatura neopentecostalismo, mas apenas pentecostalismo. 

Igrejas Pentecostais Clássicas existentes no Brasil, de acordo com O livro das religiões, de Gaarder, Hellern, Notaker (2000): 
Congregação Cristã do Brasil (desde 1910 no Brasil); 
Assembleia de Deus (desde 1911 no Brasil); 
Igreja do Evangelho Quadrangular (desde 1953 no Brasil); 
Igreja Pentecostal O Brasil para Cristo (fundada em 1955); 
Deus é Amor (fundada no Brasil em 1962), e 
Casa da Bênção (fundada no Brasil em 1964).


Os neopentecostais, como movimento tipicamente urbano, tiveram origem em São Paulo, mas alcançou todo o país, a partir do movimento Cruzada Nacional de Evangelização da Igreja do Evangelho Quadrangular, iniciado em 1953, que promovia as “tendas de cura divina”.

Ainda segundo Gaarder, Hellern, Notaker (2000), as principais igrejas neopentecostais em número de fieis e distribuição geográfica são: 
Igreja de Nova Vida (fundada em 1960); 
Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra (fundada em 1976); 
Igreja Universal do Reino de Deus (fundada em 1977); 
Igreja Internacional da Graça de Deus (fundada em 1980), e 
Renascer em Cristo (fundada em 1986). 


Por que existem tantas denominações de igrejas protestantes/evangélicas no Brasil?

O Reverendo Duncan Alexander Reily citado também por Valdinei Aparecido Ferreira afirma o seguinte: 

a palavra ‘denominação’ sugere que o grupo referido é apenas membro de um grupo maior, chamado ou denominado por um nome particular. A afirmação básica da teoria denominacional da Igreja é que a Igreja verdadeira não deve ser identificada em nenhum senso exclusivo com qualquer instituição eclesiástica particular. Nenhuma denominação afirma representar toda a Igreja de Cristo. Nenhuma denominação afirma que todas as outras igrejas são falsas. Nenhuma denominação insiste que a totalidade da sociedade e Igreja deve submeter-se aos seus regulamentos eclesiásticos. (Reily, 1993, p.35 apud Ferreira, 2008, p. 69).


Corrente cristã x Fonte de autoridade

Existem um sem número de denominações cristãs espalhados pelo mundo e também no Brasil. É sabido que isso decorreu da Reforma Protestante e suas várias vertentes, no entanto ainda não dissemos qual a fonte de autoridade para estas correntes e utilizaremos um modelo conceitual adaptado, porém simples e elaborado por Steve Bruce citado por Valdinei Ferreira:


CORRENTE CRISTÃ
FONTE DE AUTORIDADE
Protestantismo
Cultura/Razão/Bíblia
Catolicismo Romano/Ortodoxo
Igreja
Pentecostalismo
Espírito
(Bruce, 1990, p. 34 apud Ferreira, 2008, p.74)


CONCLUSÃO

A Reforma Protestante com suas inúmeras modificações no modo de viver a religião, de interpretar a Bíblia, de buscar e alcançar salvação, da união e comunhão com Deus, tudo isso muito importante para explicar os rumos da Reforma, porém o que se nota como grande princípio e legado é a Liberdade, como bem diz Mendonça (2005, p. 51) “o protestante é o homem que se sente liberto por Cristo, segue exclusivamente a Bíblia “como única regra de fé e prática”.


REFERÊNCIAS:

GAARDER, Jostein; HELLERN, Victor; NOTAKER, Henry: O livro das religiões. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

FERREIRA, Valdinei Aparecido. Protestantismo e modernidade no Brasil. São Paulo: s.n;, 2008. Apresentada como tese de doutorado, Universidade de São Paulo.

MENDONÇA, A. G. O protestantismo no Brasil e suas encruzilhadas. Revista USP, São Paulo, n. 67, p. 48-67, set./nov. 2005. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário