RELIGIÃO ESPÍRITA


Texto: Tiago de Matos Alves.


ESPIRITISMO/KARDECISMO:

O Espiritismo é formado por um sistema filosófico religioso cujo eixo principal é a crença na reencarnação. Essa crença se apóia em dois pilares básicos: a concepção hinduísta (religião principal da Índia) do carma e a comunicação com os mortos. A comunicação entre o mundo dos mortais e o mundo dos mortos, ou "espíritos desencarnados", é feita por meio de pessoas especialmente dotadas para o transe mediúnico, os médiuns, durante uma sessão espírita (ou sessão de "mesa branca").

A DESIGNAÇÃO

Kardecismo deriva do pseudônimo Allan Kardec, utilizado pelo fundador da doutrina espírita, o francês Léon Hippolyte Denizard Rivail (1804-69). Sua obra essencial, O Livro dos Espíritos, desenvolve a teoria do espiritismo como uma filosofia científico-religiosa. O Espiritismo de Allan Kardec se revela um sistema complexo de pensamento: filosofia, ciência e religião ao mesmo tempo. O Kardecismo foi introduzido no Brasil durante a segunda metade do século XIX. As principais organizações espíritas surgiram por volta de 1870, na Bahia e no Rio de Janeiro

No espiritismo ganha destaque uma inspiração tirada dos Evangelhos: a ética da caridade. Jesus Cristo é visto como a maior entidade já encarnada e Kardec considera seu maior mandamento, o amor ao próximo, a virtude suprema da humanidade. Desta forma, os espíritas se dedicam bastante em obras assistenciais, como asilos, albergues, orfanatos, hospitais etc. Graças ao mandamento do amor, os mortais contam, em seu processo de purificação e evolução da alma, com a colaboração e as orações dos espíritos de luz já desencarnados, sujeitos também eles à norma ética máxima do espiritismo/kardecismo, a caridade.



Casas espíritas em Cariacica:



Comunidade Espírita Gabriel Delane (CEGD)
R. Vasco da Gama, 16
Novo Horizonte - Cariacica, ES - 29140000
Elza 99797-1035 / 99797-1043
e-mail: gdelanne@bol.com.br

Grupo Espírita  Trabalho Cristão (GETC)
Rua José Antonio da Silva, 38
Vera Cruz - Cariacica, ES - 29147112
José Humberto Intra 3399-7651
e-mail: amarilis.intra@hotmail.com

Grupo Espírita Joana D'Arc  (GEJD-C)
R. Fernando de Sá, 27
Itaquari - Cariacica, ES - 29151680
Lilian 99828-3990

Sociedade Espírita Cristã (SEC)
Rua José Antonio da Silva, 38
Vera Cruz - Cariacica, ES - 29146-794
Leonardo 99901-2184
e-mail: secrista@hotmail.com
http://secrista.webs.com/



Livros espíritas para download  







Nenhum comentário:

Postar um comentário